Google Meu Negócio – Guia Completo de Configurações e Otimizações

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda empresas a aparecerem nas buscas do Google e também no Google Maps. Quer atrair mais clientes para o seu negócio local? Cadastre-se no Google Meu Negócio e divulgue sua empresa!

O que é Google Meu Negócio?

Já reparou que quando buscamos por um local que queremos visitar, a SERP do Google apresenta resultados diferentes com imagens, endereço, avaliações, horário de atendimento e muito mais?

Esses resultados mais chamativos aparecem pois empresas locais se cadastraram no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google capaz de fazer com que novos clientes descubram seus serviços e se desloquem até a sua empresa!

Vantagens do Google Meu Negócio

Ao fazer o cadastro e preencher todas as informações necessárias, você aumenta suas chances de aparecer no Google quando um usuário está fazendo uma busca por um produto ou serviço que você oferece.

Além de aparecer com o resultado orgânico tal qual estamos acostumados, sua empresa aparecerá no Google Maps e também pode aparecer em forma de Card na SERP, conforme imagem exemplo abaixo:

Google Meu Negócio é gratuito e muito intuitivo de mexer e otimizar, fazendo com que donos de empresa consigam incluir seu empreendimento no Google em menos de 15 minutos!

Mas atenção! Isso não significa que para aparecer bem posicionado no Google Meu Negócio, você não deva se preocupar com estratégias de SEO e elementos de SEO Local.

Vamos falar mais abaixo sobre as métricas que o Google leva em consideração para melhorar o ranqueamento no Google Meu Negócio!

Benefícios do Google Meu Negócio

Ainda não está convencido do porque cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio? Abaixo mais 7 motivos para ter sua empresa no Google:

  • É gratuito;
  • Atrai novos clientes para a sua empresa;
  • Serve como uma “panfletagem online” porém apenas quem está pesquisando sobre seu produto visualizará sua empresa;
  • Apresenta informações atualizadas da sua empresa como: endereço, telefone, horário de funcionamento, entre outros;
  • Apresenta provas sociais com avaliações de clientes reais
  • Não é necessário ter um site para aparecer no Google
  • Dá a possibilidade de futuros clientes tirarem dúvidas sem precisar ligar ou visitar seu local.

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio?

1- A primeira etapa é entrar no site do Google Meu Negócio para fazer o cadastro da sua empresa. Será necessário preencher algumas informações nas próximas telas, então clique em Gerenciar Agora!

Cadastro Google Meu Negócio
A imagem mostra a tela inicial para Cadastro no Google Meu Negócio

2- Em seguida você irá preencher o nome da sua empresa. Caso sua empresa já tenha sido cadastrada anteriormente, é nessa tela que também será possível reivindicar a empresa perante o Google!

Adicionar Empresa no Google meu Negócio
A imagem mostra uma barra de busca onde devemos adicionar o nome da nossa empresa para que o Google Meu Negócio verifique se ela já está cadastrada

3- Após adicionar o nome da empresa, você precisará encontrar a melhor categoria que define os produtos e serviços oferecidos por você!

Adicionar empresa e categoria no Google Meu negócio
A imagem mostra duas caixas de texto onde devemos preencher o nome da empresa e a categoria em que ela se encaixa

4- Em seguida, precisaremos adicionar se a nossa empresa possui um local onde pessoas possam visitar pessoalmente. Essa é uma informação importante e caso você queira receber pessoas em sua loja e aparecer no Google Maps, você deverá marcar “sim”.

Adicionar Empresa no Google Maps
A imagem mostra duas caixas de opções para caso você queria adicionar sua empresa no Google Maps

5- Nessa próxima etapa, será necessário adicionar o endereço completo da sua empresa. Quanto mais informações você conseguir colocar no endereço, mais facilmente as pessoas conseguirão localizar o seu negócio!

Adicionar Endereço Google Meu Negócio
A imagem mostra caixas de texto que devem ser preenchidas com o endereço completo do negócio que será adicionado no Google

6- Caso ofereça serviço de delivery, você poderá marcar essa opção na tela seguinte. Se o seu negócio é um restaurante, por exemplo, é possível vincular pedidos dentro do Google Meu Negócio e receber novos pedidos e entregas diretamente da SERP do Google!

Google Meu Negócio Entregas
A imagem mostra que o Google nos dá a possibilidade de selecionar se a empresa faz entregas e reuniões no escritório do cliente

7- Após esta etapa, você deverá preencher o telefone em que irá receber os contatos dos seus novos clientes. Além de adicionar o link para o seu site. Caso você ainda não tenha criado seu site, o Google Meu Negócio oferece a possibilidade de criar um site temporariamente para adicionar mais informações sobre os serviços que você oferece.

Adicionar Telefone no Google Meu Negócio
A imagem pede que sejam preenchidos telefone que aparecerá no Google Meu Negócio e link do site

8- Adicione os serviços oferecidos pela sua empresa. Caso não encontre os serviços que já estão pré-cadastrados pelo Google, você pode adicionar um serviço personalizado.

Serviços Google Meu Negócio
A imagem mostra uma série de opções de serviços. Devemos selecionar aqueles que a nossa empresa oferece

9- Na próxima etapa, você deverá adicionar os horários de funcionamento da sua empresa. Lembre-se de adicionar também os dias em que estará aberto!

Adicionar Horário de Funcionamento no Google Meu Negócio
A imagem nos dá a opção de Adicionar Horário de Funcionamento no Google Meu Negócio

10- Você também poderá permitir que novos clientes mandem mensagens perguntando maiores informações dentro do Google Meu Negócio. Caso queira, basta selecionar a opção “aceitar mensagens” na tela abaixo:

Adicionar mensagens no Google Meu Negócio
A imagem mostra a opção de receber mensagens através do Google Meu Negócio

11- Adicione uma descrição que conte maiores informações sobre a sua empresa.

Adicionar descrição da empresa no Google Meu Negócio
A imagem dá a opção de adicionar descrição da empresa no Google Meu Negócio

12- A próxima etapa é adicionar fotos da sua empresa no Google. Essas fotos aparecerão no Google Maps, no Google Imagens, na SERP de Pesquisa e também no Card do Google Meu Negócio. Quanto mais fotos postar, melhor poderá mostrar como é a sua empresa e o que você oferece aos clientes.

Adicionar fotos da empresa no Google Meu Negócio
Nesta etapa você deverá adicionar fotos da empresa no Google Meu Negócio

Agora que você já fez o cadastro no Google Meu Negócio, o Google enviará uma carta para o endereço que você preencheu. Esta carta contém um código de verificação que você deverá preencher no site do Google Meu Negócio para verificar a sua empresa!

Quais são os principais recursos do Google Meu Negócio?

É possível potencializar o seu negócio no Google sem precisar pagar absolutamente nada por isso. O Google Meu Negócio oferece diversas funções diferentes para que você possa mostrar seus serviços para novos clientes.

Como dissemos acima, não basta preencher todas as etapas de cadastro e esquecer da existência do Google Meu Negócio. Entenda que esta ferramenta do Google é como uma rede social que irá divulgar sua empresa e você deve mantê-la atualizada.

Imagens no Google Meu Negócio

As imagens no Google Meu Negócio são a porta de entrada para novos clientes se interessarem pelos produtos e serviços que você oferece.

Produza e poste fotos de qualidade que representem exatamente o que você oferece no seu empreendimento.

Caso você ofereça diversos produtos diferentes, é importante adicionar fotos de todos eles dentro do Google Meu Negócio.

Além das fotos de produto, você também deverá adicionar fotos da fachada da empresa, fotos do interior e também logotipo. Quanto mais fotos, mais possibilidades de se tornar convidativo para novos clientes!

Lembre-se também de adicionar uma foto de capa. O tamanho da capa no Google Meu Negócio é de 720px por 720px.

Imagens 360º também são muito úteis e devem ser adicionadas no seu perfil do Google Meu Negócio!

Vídeos

Também é possível adicionar vídeos no Google Meu Negócio. Esta é outra oportunidade de atrair clientes e fazer promoções. Grave vídeos mostrando o interior da loja, produtos e tudo que achar relevante para atrair a atenção de novos clientes!

Mensagens

Habilite a opção de receber mensagens no Google Meu Negócio e responda as perguntas em menos de 24hrs. Para facilitar, você poderá baixar um aplicativo de celular que irá notificar você toda vez que uma nova mensagem chegar. Este aplicativo esta disponível para Android e Iphone.

Avaliações

As avaliações são a prova social de que sua empresa oferece ótimos serviços e atendimento excepcional. Garanta que todas as avaliações sejam respondidas rapidamente.

Também é possível enviar um link para seus clientes avaliarem o atendimento. Basta entrar na plataforma do Google Meu Negócio e selecionar a opção para compartilhar um link. Ele pode ser enviado pelo Facebook, Twitter ou WhatsApp.

Solicitar Avaliação de Cliente no Google meu negócio
A imagem mostra a possibilidade de Solicitar Avaliação de Cliente no Google meu negócio

Não se esqueça de pedir para que seu cliente adicione uma descrição na avaliação e conte sobre o produto que consumiu, ou serviço que utilizou.

Postagens, Produtos, Promoções e Eventos

A possibilidade de adicionar publicações e produtos dentro do Google Meu Negócio ainda é pouco explorada pelos donos de empresas. Você pode sair na frente da concorrência adicionando todos os seus produtos, com fotos e descrições, além de adicionar promoções únicas dentro do Google Meu Negócio.

Criar publicações no Google Meu Negócio
A imagem mostra a possibilidade de criar publicações no Google Meu Negócio

Agendamento por vídeo chamada

Habilite a opção de agendamento por vídeo chamada para dar mais uma opção de contato para novos clientes. Eles poderão comprar seus produtos sem precisar sair de casa ou então consultar seus serviços através de uma reunião no Google Meets ou outras ferramentas de vídeo chamada.

Agendamento de Chamadas no Google Meu Negócio
A imagem mostra a possibilidade de agendamento de Chamadas no Google Meu Negócio

Informações de acessibilidade

Sua empresa possui estacionamento? Entrada acessível para cadeirantes? Banheiros separados por gênero e para deficientes?

Marcar estas opções no Google Meu Negócio dá a possibilidade de novos clientes se sentirem mais bem vindos à sua empresa. Uma vez que você está preocupado com a acessibilidade deles dentro da sua loja.

Horário de atendimento em emendas e feriados

Lembre-se que as informações no Google Meu Negócio devem ser atualizadas constantemente para garantir a melhor experiência dos novos clientes.

Não há nada mais desagradável para um novo cliente do que ir até um local que aparecia no Google Meu Negócio como aberto e ele estar fechado, ou o endereço estar incorreto.

Mantenha seu horário de funcionamento sempre atualizado e não se esqueça de mostrar qual será seu funcionamento em feriados e emendas!

Checklist para melhorar o posicionamento no Google Meu Negócio

É possível aumentar o seu posicionamento no Google Meu Negócio com estratégias de SEO bastante simples.

Palavras-chave no Google Meu Negócio

Para que possamos aumentar nosso ranqueamento no Google Meu Negócio, precisamos entender como utilizar as palavras-chave ao nosso favor. Você deve adicionar as palavras-chave no:

  • Nome da Empresa
  • Descrição da Empresa
  • Avaliações recebidas pelos usuários
  • Respostas da avaliações recebidas pelos usuários
  • Metadados das fotos publicadas
  • Descrições de produtos
  • Postagens
adicione palavras-chave no google meu negócio
A imagem destaca as palavras-chave no nome e na descrição da empresa. Já nas avaliações, quando um cliente adiciona uma palavra-chave relevante ao nosso negócio, o Google destaca deixando-a em negrito

Imagens no Google Meu Negócio

As imagens são um fator importantíssimo para o convencimento dentro do Google Meu Negócio. Elas devem conter:

  • Metadados bem estruturados
  • Imagens de cada produto oferecido
  • Preocupação com design e estética de cada imagem apresentada
  • Imagens nas postagens
  • Imagens 360º

Avaliações de clientes no Google Meu Negócio

As avaliações são um fator decisivo para que os clientes visitem ou não o seu negócio. Para aparecer melhor posicionado no Google Maps você deverá manter um bom fluxo nas avaliações. Lembre-se de:

  • Responder todas as avaliações (positivas e negativas)
  • Responder em até 24hrs
  • Almejar uma nota igual ou superior à 4,5 estrelas
  • Enviar um link para que seus clientes avaliem a compra do produto ou serviço

As informações da sua empresa são consistentes?

Verifique se todas as redes sociais da sua empresa possuem o telefone e endereço completos e cadastre sua empresa em sites que são guias de endereços.

Google Meu Negócio deixará de existir?

No final de 2021, o Google anunciou que o Google Meu Negócio mudaria de nome e agora se chamaria Google Gerenciador de Perfis de Empresas.

O que muda na prática é que os gerentes de perfis poderão fazer mudanças nas informações sem precisar acessar uma plataforma como o Google Meu Negócio. Tais mudanças poderão ser feitas diretamente na SERP.

Na prática, ainda precisaremos de todas as estratégias citadas neste Guia sobre o Google Meu Negócio, para garantir um bom posicionamento!

Curso sobre Google Meu Negócio

A Conversion disponibilizou um vídeo com todas as informações acima e mais algumas dicas extras para garantir uma boa estratégia de Google Meu Negócio para a sua empresa!

Este vídeo sobre Google Meu Negócio é totalmente gratuito e possui todas as informações necessárias para colocar seu negócio no Google ainda hoje.

Texto extraído de https://www.conversion.com.br/blog/google-meu-negocio/

Related Post